Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

Carteira eletrónica: entenda o que é e quais as vantagens

A tecnologia está revolucionando a maneira como vivemos e, actualmente, os smartphones são itens indispensáveis na rotina da maioria das pessoas. Com eles podemos ouvir música, conversar com os amigos, ler e-mails e até resolver demandas do trabalho.

Mas você sabia que eles também podem ser utilizados para fazer pagamentos e compras sem a necessidade de cartão de crédito?

Esses são alguns dos motivos que tornam a carteira eletrónica uma ideia cada vez mais popular em diversas partes do mundo. Agora, essa inovação também está presente em Angola, trazendo mais facilidades em vários pontos, inclusive na compra de ingressos para eventos.

Quer entender melhor o que é e como funciona a carteira eletrónica? Continue a leitura!

O que é a carteira eletrónica?

A carteira eletrónica, geralmente, funciona por meio de aplicativos. Com essa solução, você pode adicionar dinheiro à sua carteira digital e usar o valor disponível para realizar inúmeras transações, como enviar dinheiro a amigos e familiares, pagar contas em estabelecimentos físicos e online e comprar produtos e serviços.

A forma como essas carteiras eletrónicas são carregadas variam dependendo do aplicativo e da tecnologia usada.

É possível transferir dinheiro para sua carteira através do cartão de crédito ou de débito, via boleto bancário e por transferência e depósito bancário.

Essas carteiras também podem ser usadas para quem deseja guardar dinheiro fora do banco, especialmente nos casos em que as taxas cobradas sejam menores, fazendo uma reserva para usar em algum investimento.

Como é o uso das carteiras eletrónicas no mundo?

O uso da carteira eletrónica já está presente em diversos países.

O uso das carteiras digitais já é uma realidade em diversos países. De acordo com o estudo Global Payment Methods, aproximadamente 70% da população economicamente activa da China utiliza as carteiras eletrónicas como principal meio de pagamento.

As duas maiores carteiras online da China (Alipay e WeChat) foram responsáveis por movimentar cerca de 3 trilhões de dólares em 2016.

Por lá, esse método de pagamento é tão comum que até os vendedores de barracas de rua e garçons já aceitam pagamentos e gorjetas pelo sistema. Alguns pais também passaram a dar mesada aos filhos usando as carteiras digitais.

Mas essa não é uma realidade apenas da China. A mesma pesquisa apontou que na Austrália, 17% das transações são feitas com as carteiras digitais e na Rússia essa porcentagem é de 14%.

Outro país em que o método de pagamento é bastante comum é os Estados Unidos, principalmente com a carteira digital Apple Pay – presente em cerca de 60% das lojas americanas de acordo com as estimativas da Apple.

Quais as vantagens de usar uma carteira eletrónica?

Confira as vantagens de utilizar a carteira eletrónica.

Não é à toa que as carteiras digitais têm feito tanto sucesso. Afinal, elas oferecem inúmeras vantagens. Veja em detalhes as principais:

Segurança

O primeiro ponto que conquista os usuários é a segurança oferecida por essas carteiras. É muito mais difícil um ladrão invadir a sua carteira digital e roubar seu dinheiro do que em uma carteira física.

Além disso, a maioria dos aplicativos conta com uma série de itens de segurança adicionais para impedir a invasão de hackers ou o compartilhamento de informações, geralmente trabalhando com a criptografia de dados.

Velocidade e facilidade

Criar uma carteira eletrónica é um procedimento extremamente simples. Basta baixar e instalar o aplicativo da sua escolha, transferir o dinheiro da forma que preferir e começar a gastar o valor como você desejar.

Não existem burocracias e nem a necessidade de documentação específica, como geralmente ocorrem com bancos e instituições financeiras.

A velocidade de transação também é mais rápida, sendo muito prático comprar seus itens e transferir o dinheiro para quem você desejar – geralmente com taxas menores do que as cobradas pelos bancos tradicionais ou pelas máquinas de cartões.

Maior controlo dos seus gastos

Tudo o que você paga usando a carteira eletrónica fica registrado no aplicativo. Isso significa que é muito mais simples para você conseguir acompanhar e controlar os seus gastos, basta apenas consultar o histórico para entender onde determinada quantia foi gasta.

Já os pagamentos em dinheiro são mais complicados e é necessário que esse controlo seja feito manualmente, anotando cada pagamento em uma planilha ou em um caderno.

Praticidade

Com a carteira digital, você terá muito mais praticidade no seu dia a dia, já que não precisará andar com dinheiro físico ou com cartões de crédito e de débito, podendo usar o aplicativo como meio de pagamento ou de transferência de dinheiro.

Isso também se traduz em mais segurança, reduzindo o risco de roubos e fraudes.

Taxas menores

Quando comparadas com os bancos tradicionais, as carteiras eletrónicas oferecem taxas muito mais atractivas.

Geralmente elas são cobradas apenas sobre cada pagamento ou transferência, sem custos para a manutenção do seu dinheiro, o que é excelente para quem deseja economizar.

Facilidade na retirada do dinheiro

Se, em algum momento, você desejar retirar o seu dinheiro da carteira eletrónica, o procedimento é bem simples e a maioria dos aplicativos permitem que você envie o valor que deseja directamente para a sua conta bancária.

Carteira eletrónica do app Zukese: como funciona?

Entenda como o aplicativo Zukese funciona e conheça suas facilidades.

Um aplicativo angolano que permite o uso da carteira eletrónica é o Zukese. Ele é uma plataforma de eventos que permite a compra online de ingressos através da carteira digital sem a necessidade de cartão de crédito, transferências bancárias ou outros procedimentos complicados.

A carteira digital Zukese é muito fácil de usar e você não precisa pagar nenhuma mensalidade para ter acesso. Basta baixar e instalar o aplicativo no seu celular e acessar a opção “Zukese Pay”.

Para inserir valores na sua carteira, você poderá fazer um depósito ou transferência bancária. Essa modalidade está disponível para os correntistas dos bancos: Atlântico, BIC, BFA e BAI.

A operação é muito fácil: você deposita o valor que deseja de acordo com as orientações disponíveis no aplicativo (número de conta e Iban). Na sequência, é só enviar o comprovante da transação através do próprio aplicativo.

Em pouco tempo, a transação é confirmada e você já poderá usar o valor disponível na sua carteira para comprar ingressos online para diversos eventos em todo o país.

Pela Zukese Pay, também é possível transferir dinheiro para outros usuários cadastrados na plataforma ou retirar o valor que desejar, transferindo para a sua conta bancária.

Zukese

Zukese é um aplicativo de eventos gratuitos criado e desenvolvido para angolanos. Com ele você poderá pesquisar por eventos que estão ocorrendo agora perto de você e descobrir novas atracções e experiências na sua cidade.

Você também pode filtrar por estilo de evento, como: shows, gospel, humor e teatro, desporto, comer e beber, aprender, festas e outros.

Usar o aplicativo é muito simples. Basta baixar e instalar no seu celular e pesquisar os eventos que você deseja participar. O próprio app Zukese consegue acessar a sua localização e mostrar todos os eventos que vão ocorrer em lugares próximos.

Se desejar, você também poderá pesquisar por atracções em outras cidades.

Quando encontrar um evento do seu agrado, é só acessar a página específica da atracção dentro do próprio aplicativo. Lá, você encontrará todas as informações do evento, como: data, horário, local, valor do ingresso, indicação etária, contacto dos organizadores, entre outros.

Se quiser convidar os amigos, é possível compartilhar o evento pelas redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp e e-mail. Também há a possibilidade de marcar o evento como favorito para receber lembretes conforme a data for se aproximando.

Depois de escolher o evento, é só realizar a compra do ingresso através da Zukese Pay. O próprio aplicativo mantém um histórico com todos os ingressos que você comprou (activos e inactivos). No dia do evento é só apresentar essas informações para ter acesso.

Organizadores de eventos

Para os organizadores de evento o aplicativo também é muito interessante. Afinal, você terá a oportunidade de divulgar a sua atração para um número muito maior de pessoas e ainda oferecer a venda online de ingressos, que reduz os custos de manter as bilheterias físicas e permite o controle maior das vendas.

Através do aplicativo, você consegue gerenciar o número de ingressos vendidos. Se essa quantidade estiver abaixo do esperado no seu planjamento, você terá tempo para tomar determinadas medidas para reverter a situação, como fazer sorteios, melhorar a propaganda ou investir em lotes promocionais.

Quais os principais cuidados com o uso da carteira eletrónica?

É importante tomar alguns cuidados para manter a segurança durante o uso da carteira eletrónica.

Na hora de utilizar a sua carteira eletrónica é indispensável tomar alguns cuidados, garantindo a segurança de uso. As orientações mais importantes são:

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a carteira eletrónica é um modo simples e prático de realizar compras e pagamentos. Basta baixar um aplicativo que ofereça o serviço e adicionar dinheiro na carteira através de transferência ou depósito bancário.

Esse serviço já é amplamente usado em vários países do mundo e conta com uma série de vantagens, como mais segurança, velocidade de transação, taxas menores e comodidade aos usuários.

Em Angola, um dos aplicativos que oferece essa possibilidade é o Zukese – focado na área de eventos. Com a sua carteira eletrónica, você poderá comprar ingressos para qualquer evento no país e transferir dinheiro para outros usuários da plataforma.

Gostou de conhecer mais sobre a carteira eletrónica? Aproveite e baixe agora o app Zukese e comece a usar essa inovação!

Tags

carteira eletronica como usar a carteira eletrónica vantagens da carteira eletrónica

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!