Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

Entenda como a inteligência artificial funciona

Robôs autônomos capazes de aprender e entender como humanos sempre foi algo comum na ficção científica. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, essa realidade está mais próxima de nós do que imaginamos. Para compreender o impacto da evolução da tecnologia, contudo, é essencial descobrir como a inteligência artificial funciona.

Mais do que “desenvolver robôs que querem dominar o mundo”, a inteligência artificial vem para revolucionar diversos sectores, desde estratégias de marketing digital até o desenvolvimento de carros autônomos e de aplicações na área médica.

Quer entender melhor o que é e como a inteligência artificial funciona? Continue a leitura deste artigo!

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial é a capacidade que algumas máquinas possuem de aprender, abstrair e entender de maneira similar ao pensamento humano. Isso implica em analisar diversas variáveis sobre uma situação, tomar decisões e resolver problemas, com uma lógica de raciocínio similar ao que ocorre com a nossa cognição.

Alguns softwares são capazes de abstrair, criar, deduzir e aprender determinadas ideias para pensarem e agirem de maneira similar à nossa, mas sem a necessidade de um “corpo físico” para executar tais funções.

Como a inteligência artificial funciona?

Para entender como a inteligência artificial funciona, é importante conhecer os 3 pilares fundamentais que são utilizados.

Para entendermos como a inteligência artificial funciona, primeiro, precisamos lembrar como a maioria dos computadores funciona.

Os softwares, em geral, contam com uma programação binária. Ou seja, diante de um problema, o computador tem duas saídas para escolher e o fará de acordo com rotinas pré-programadas.

É por isso que as máquinas que não usam IA não conseguem aprender. Elas apenas executam uma série de tarefas de acordo com o código algorítmico incluído na sua programação.

Para reproduzir a lógica humana, portanto, as máquinas têm que ser capazes de aprender com as experiências, assim como nós fazemos. Além disso, é preciso guardar toda essa informação já aprendida para conseguir avaliar cada situação e tomar uma decisão baseada no momento actual e no conhecimento já armazenado.

E para entender melhor como a inteligência artificial funciona, é importante conhecer os 3 pilares fundamentais que são utilizados. São eles:

1) modelo de dados: estruturas para processar, categorizar e analisar dados de maneira inteligente;

2) big data: um “enorme banco de dados” capaz de disponibilizar grandes quantidades de dados para serem processados;

3) poder de processamento: capacidade operacional e logística de processar informações de maneira rápida e eficiente.

A partir disso, a inteligência artificial consegue: aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar em uma conclusão, aprender com os erros e acertos, agindo de maneira mais eficaz no futuro, reconhecer padrões visuais e sensoriais, além de comportamentais e aplicar o raciocínio nas nossas situações quotidianas.

Assim, podemos concluir que uma máquina movida a inteligência artificial é aquela que consegue analisar uma grande quantidade de dados por meio de inúmeros códigos e chegar a determinadas conclusões a partir dessa informação.

A forma como a máquina analisará os dados e os interpretará dependerá da sua finalidade e da abordagem utilizada.

Tecnologias indispensáveis para o funcionamento da IA

Existem muitas tecnologias que fazem parte do processo de como a inteligência artificial funciona.

A inteligência artificial é mais do que apenas uma máquina capaz de analisar dados. Para cumprir com a infinidade de comandos complexos, sendo capaz de imitar a cognição humana, é necessário o uso de diversas tecnologias.

Machine Learning

O Machine Learning é a capacidade que a máquina possui de aprender e evoluir. Na tecnologia, o processamento lógico de dados e a identificação de padrões faz com que a máquina se torne inteligente e entenda quais são as possibilidades futuras de algo ocorrer de acordo com os eventos passados.

Deep Learning

O Deep Learning é uma espécie de aprofundamento do Machine Learning. Ele torna a máquina ainda mais inteligente e complexa. A tecnologia usa ferramentas mais sofisticadas, o que garante resultados ainda mais acertados.

Dessa forma, o Deep Learning é capaz de entender os pensamentos humanos de maneira mais detalhada. Ele faz associações bem semelhantes às que nós realizamos e toma decisões ainda mais próximas das nossas.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O PLN é o responsável por lapidar os resultados e torná-los mais naturais e humanos. Assim, essa é a tecnologia que traz a linguagem ao robô para torná-la próxima da forma como nós falamos e nos expressamos e deixar a máquina menos artificial.

Por que essa tecnologia é tão importante?

A inteligência artificial contribui para a melhoria de diversos sectores.

Mais do que criar robôs que querem dominar o mundo como nas histórias de ficção, a forma como a inteligência artificial funciona é capaz de desenvolver máquinas com alto poder cognitivo capaz de auxiliar a tomada de decisão em inúmeros sectores.

Softwares médicos conseguem analisar enormes quantidades de dados sobre tratamentos diferentes e os resultados obtidos e cruzar essas pesquisas com as informações médicas do paciente, indicando para o médico quais tratamentos têm maior ou menor potencial de cura, sendo algo muito usado no tratamento contra o câncer.

Também existem máquinas que conseguem analisar as movimentações da Bolsa e do mercado financeiro e indicar para os acionistas quais acções são mais ou menos recomendadas, dependendo do momento e dos objectivos do investidor.

A grande vantagem que a IA carrega é a sua capacidade de aprendizagem repetitiva por meio da análise de dados. Algo completamente diferente da automação robótica guiada por sistemas de hardware. A IA consegue automatizar várias tarefas volumosas e computadorizadas sem se cansar e de maneira extremamente efectiva e confiável.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

A inteligência artificial conta com inúmeros benefícios, como a redução de erros, a automação de processos, a previsibilidade de comportamento, etc.

A inteligência artificial é muito utilizada actualmente. Ela oferece diversas vantagens nos mais variados sectores. Confira quais são esses benefícios:

1) redução de erros: como é uma máquina, ela é mais resistente e consegue suportar ambientes hostis, o que reduz a chance de falhas e melhora a precisão das suas decisões, além da enorme capacidade de análise de dados;

2) automação: a IA permite automatizar processos computacionais volumosos, sem a necessidade de pessoas para executar as tarefas ou para identificar padrões. Mas continua sendo necessário que haja humanos para configurar o sistema. Nesses casos, a tecnologia optimiza os processos e melhora o desempenho do negócio;

3) previsibilidade: devido a sua grande capacidade de análise de dados, a IA é capaz de prever mercados, comportamentos e processos, por meio da identificação de padrões e previsões a partir de eventos passados. Isso significa uma tomada de decisão mais efectiva e estratégica;

4) aprofundamento dos dados: a IA aprofundou a capacidade interpretativa dos dados, o que gerou mais inteligência a partir da análise de informações. Uma empresa que deseja se destacar em um mercado altamente competitivo, por exemplo, poderá usar soluções de IA para identificar padrões e previsões, extraindo informações mais complexas e valiosas dos dados disponíveis;

5) aprimoramento constante: como a IA utiliza redes neurais com diversas camadas usadas para construir estruturas interpretativas complexas e eficazes, ela viabiliza a evolução constante no que se refere ao uso de dados. Além disso, quanto mais dados são inseridos no modelo, mais efectivo ele se torna.

Onde e como a inteligência artificial tem sido aplicada?

Além das inúmeras vantagens, a inteligência artificial tem sido aplicada em diversos sectores, como no entretenimento, por exemplo.

Você já sabe como a inteligência artificial funciona. E como dissemos, são inúmeras as aplicações dessa tecnologia actualmente. Vamos ver como essa tecnologia tem sido usada em alguns sectores.

Entretenimento

Os serviços de streaming usam a inteligência artificial para sugerir e recomendar programas, filmes e séries de acordo com o nosso perfil. Esse sistema é usado na Netflix, Amazon Prime e outros.

A partir do aprendizado das preferências do usuário, os serviços conseguem recomendar atracções e melhorar a experiência de quem assina o serviço.

Os jogos também usam IA para tornar seus personagens ainda mais reais, com personalidade complexa, o que transforma a interação do jogador.

Medicina

Além do exemplo que demos do sistema de IA que consegue analisar os dados de pacientes com câncer para sugerir tratamentos recomendados com maior chance de sucesso, existem outras soluções.

A inteligência artificial também tem sido usada para realizar a leitura de exames, como a tomografia computadorizada. A partir do treinamento e da análise de dados complexos, a tecnologia é capaz de identificar alterações com mais precisão do que os olhos humanos.

Indústria

A automação robótica não é nenhuma novidade. Mas com o uso de IA é possível que os robôs, além dos processos operacionais, também actuam na criação e planeamento do negócio para proporcionar inteligência produtiva e de mercado.

Automobilismo

Actualmente, já existem alguns carros autônomos em fase de testes, como os produzidos pela Uber, Google e Tesla.

Isso significa que, em breve, os carros conseguirão cumprir diversos comandos sozinhos, como monitorar pontos cegos, detectar colisões ou estacionar. Isso, é claro, deverá aumentar a segurança no trânsito em longo prazo.

Lojas virtuais

O e-commerce é um dos sectores que mais utiliza essa tecnologia.

Os e-commerces são os que mais usam IA actualmente. A tecnologia permite: identificar as preferências dos consumidores de acordo com os hábitos de navegação e consumo, oferecendo uma melhor experiência de compra, fazer recomendações aos clientes com base no comportamento dos demais ou do próprio usuário e realizar atendimento integrado, com os chatbots e CRM.

Atendimento ao cliente

Os chatbots são robôs de conversação que conseguem oferecer um atendimento personalizado aos clientes. Eles são capazes de resolver problemas, tirar dúvidas, fazer reservas em hotéis e até agendar consultas.

A solução cria um atendimento fácil e descomplicado e funciona até mesmo nas redes sociais, como no Facebook Messenger. 

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e como a inteligência artificial funciona. Você viu que, por meio de um complexo sistema, as máquinas são capazes de analisar um grande volume de dados e tomar decisões de forma parecida como nós realizamos, além de conseguirem aprender com essas experiências.

Embora a IA seja usada em diversas aplicações que envolvem nossas tarefas diárias, é nas áreas de pesquisa e análise de grandes volumes de dados que ela se torna tão relevante.

Afinal, as máquinas conseguem tratar uma quantidade de informações que seria impossível para o nosso cérebro humano. Isso ajuda na evolução e na criação de itens cada vez mais modernos e inovadores.

Gostou de saber como a inteligência artificial funciona? Conheça nosso blog e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre tecnologias.

Tags

como a inteligência artificial funciona inteligência artificial

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!