Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

Aprenda como fazer um flyer de festa

Divulgar a sua festa correctamente é de suma importância para conseguir atrair o público. Nessas horas, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como fazer um flyer de festa.

O flyer é uma divulgação importante, que ajuda o público a saber mais sobre o seu evento. Nele, estão dispostas  informações fundamentais sobre o evento como a data, hora, local, atracções, preços, pontos de compra de ingresso e também o tema da festa.

Por isso, é que o seu planeamento deve ser feito com bastante cuidado, assim como a qualidade da execução. Não sabe como fazer um flyer de festa? Continua a leitura!

Como fazer um flyer de festa?

O primeiro passo para fazer um flyer de festa é o planeamento. É fundamental para compreender que forma tem o público que você deseja atrair, os diferenciais do seu evento e a temática dele. Vamos ver cada ponto em detalhe.

Entenda seu público-alvo

Ao planear a sua festa, certamente você já deve ter delimitado o público que deseja atrair, não é mesmo? Quanto mais afunilada for essa pesquisa, mais fácil será desenvolver acções de comunicação realmente eficazes.

É interessante ter em mãos algumas informações básicas sobre essas pessoas, como faixa etária, renda, interesses, mídias e formas de comunicação que mais usam, linguagem, etc.

Assim, você conseguirá direcionar melhor a arte do seu flyer. Afinal, uma festa para jovens é totalmente diferente de uma flashback, por exemplo, já que os públicos que se desejam atrair são distintos – e é preciso que a sua arte comunique isso rapidamente e seja empática a essas pessoas.

Além disso, ao segmentar o seu público, você consegue definir exactamente onde deverá ser feita a sua divulgação. Isso ajuda, por exemplo, escolher os meios online e offline onde o flyer deverá ser exposto, como redes sociais (Facebook e Instagram), grupos online, sites, aplicativos e também lugares físicos, como associações, clubes, bares e outros.

Pense nos objectivos do flyer

Como fazer um flyer de festa? pense nos objectivos da divulgação de seu evento! 

Outro ponto essencial é pensar no que se deseja comunicar com a acção. Obviamente o flyer de festa pretende comunicar o seu evento, mas quais são as informações imprescindíveis que precisam estar presentes? Quais dados merecem destaque por serem mais relevantes ao seu público? Como esses itens estarão dispostos?

Todos esses pontos devem ser planeados antecipadamente e precisam estar em sintonia com o tipo de evento que você deseja divulgar, a “pegada” dele e o público que se pretende atingir.

O flyer pode ser usado para divulgar a festa, indicar os valores e lotes disponíveis, dar ênfase nas atracções, entre outros pontos.

Tenha um objectivo claro para a sua comunicação, assim ficará mais fácil metrificar, depois, o quanto de retorno ela trouxe – e pensar se essa é uma solução adequada para a próxima edição.

Você pode, por exemplo, estipular uma quantidade de retorno mínimo desejado por cada lugar em que o flyer foi exposto, como quantidade de compras direcionadas das redes sociais, sites de parceiros, blogs de festa etc.

Se adeque a temática do evento

A temática do evento é algo fundamental na hora de atrair o público esperado – e a arte do flyer precisa estar em sintonia com ela. Planeie o seu design considerando tanto o estilo da festa que está a organizar como do público que deseja atrair.

Separe as atracções principais e que merecem mais destaque e pense de que forma posicioná-las na arte para se tornarem ainda mais atrativas às pessoas. Analise quais fotografias serão usadas, fundo, cores e estrutura do layout.

As fontes também são essenciais, já que ajudam a transmitir a mensagem de forma clara. Pesquise o significado de cada estilo e família da fonte, depois relacione com o que espera do evento, assim, seu flyer de festa terá maior sintonia com o tema e com o seu público. 

Escolha um título forte e impactante

A primeira coisa que o seu público visualizará no seu flyer de festa será o título. Então, ele precisará ser instigante, cativante e fazer com que as pessoas rapidamente  associam-se a ideia e queiram saber mais.

O título pode ser o nome da sua festa (caso ela já seja conhecida) ou até uma chamada para acção, por exemplo, “cansado das mesmas festas sem graça? Vem aí a maior festa eletrônica de Angola” ou ainda “quer reviver os tempos áureos? A melhor festa flashback de Luanda lhe aguarda”.

O importante é que, ao bater os olhos, o seu público consiga identificar a sua mensagem, compreender a temática da sua festa e sentir vontade de saber mais sobre o evento.

Por isso, o título deve ser curto, objectivo e directo, sem enrolações, exageros ou palavras empoladas. Ele deve fazer sentido na vida e na linguagem quootidiana das pessoas que você deseja atrair e, ao mesmo tempo, diferenciar o seu evento da concorrência.

Quanto mais simples for o título, melhor. Lembre-se que você tem pouquíssimo tempo para conquistar a atracção do público, instigar a curiosidade e convencê-lo a participar do seu evento – principalmente dependendo de onde o flyer será divulgado.

Analise também a forma como o título será disposto. Use fontes agradáveis e de fácil leitura, em tamanho adequado à distância que o flyer ficará do público (principalmente em ambientes como bares, restaurantes ou em outdoors) e busque criar um contraste entre a cor da fonte e o fundo, de modo a facilitar a leitura.

Organize o layout do flyer

O planeamento do layout do flyer de festa é essencial para entender como ser assertivo em chamar atenção do seu público.

Um bom layout deve ser organizado para se tornar atrativo e conseguir passar a mensagem. Simplesmente “jogar” as informações, fotos e outros itens não vai funcionar para atrair e captar a atenção das pessoas, nem para sensibilizá-las para o seu evento.

Se você colocar no título que é a maior ou melhor festa de Angola, por exemplo, e usar um flyer mal feito ou amador, dificilmente as pessoas acreditarão no seu título ou confiarão em gastar dinheiro para participar do seu evento.

A primeira dica é desenvolver uma hierarquia para o conteúdo que precisa ser apresentado no flyer. Como regra, coloque o que mais influencia o seu público na parte de destaque – até o que menos influencia, mas precisa estar presente na arte.

Use imagens para criar uma conexão com o público. Por exemplo, fotos de destaque das principais atracções ou de pessoas se divertindo em uma festa como a sua. Na hora de selecionar as imagens, busque por aquelas que transmitem as sensações que você deseja para a sua festa, como modernidade, alegria, jovialidade etc.

Seja objectivo. Não enrole na hora de apresentar a mensagem. Inclua frases curtas com as principais informações como data, hora, local, venda de lotes, locais de compra dos ingressos, principais atracções, parceiros e patrocinadores e outros dados.

Não use frases longas, truncadas, rebuscadas ou em ordem inversa. As pessoas não leem textos muito compridos em flyers de festa. E, claro, use a linguagem do seu público. Se for falar com jovens, use gírias ou expressões que sejam comuns à essas pessoas, de forma a criar uma conexão com elas.

Invista em um design e impressão profissional

Depois de esquematizar como será o seu flyer de festa, é hora de realizá-lo com maestria. Por isso, não se esqueça da importância de contar com bons serviços profissionais, tanto de design como de impressão.

Isso é fundamental para que a sua arte não pareça amadora e acabe por comprometer a idoneidade da sua festa ou a confiança das pessoas na sua organização. Quanto mais profissional a arte for, melhores serão os resultados alcançados.

Defina os locais e formatos de divulgação

Pensar em onde o flyer será divulgado é essencial no momento de produção da arte. Afinal, para cada espaço, será necessário pensar em tamanhos e formatos diferenciados.

Um outdoor por exemplo precisa ser maior, com menos informações e mais impactante. Enquanto um flyer que será divulgado em uma rede social, pode contar com alguns dados extras, mas precisa ser leve e fácil de carregar.

O primeiro passo é mapear os locais de destaque para seu público-alvo. Nos ambientes físicos, pense em pontos nos quais essas pessoas costumam transitar com frequência. Nos ambientes digitais, dê preferência às redes sociais e formas de comunicação que seu público mais usa.

Se for trabalhar com a entrega do flyer por promotores de evento, lembre-se de treinar essas pessoas. Isso significa indicar os pontos onde eles devem distribuir o panfleto, a forma de fazer isso e como atender bem o público.

A divulgação do seu flyer de festa nos aplicativos de eventos

Agora que você já sabe como fazer um flyer de festa, que tal investir na divulgação online?

Quem deseja atrair um público ainda maior, pode investir na tendência dos aplicativos de eventos. Eles são voltados exclusivamente para as pessoas que têm interesse na área e ajuda você a atingir um público ainda mais selecionado, o que significa mais chances de conversão.

O aplicativo Zukese é uma solução digital angolana que oferece pontos positivos para os organizadores e para o público em geral. Usá-lo é muito simples. Basta se cadastrar no app e começar a procurar por eventos próximos de onde você está ou filtrá-los pela sua área de interesse, como festas, shows, musicais, eventos de negócio, eventos esportivos e outros.

Então, o Zukese retornará uma seleção dos melhores eventos de acordo com a localização e os desejos do usuário. Caso ele se interesse por algum, é só visitar a página promocional, onde poderá ter acesso ao flyer da festa e as informações principais.

Essa página poderá ser compartilhada nas redes sociais, para convidar os amigos e também é possível comprar o ingresso pelo aplicativo – tudo de forma rápida e segura.

Para os organizadores de eventos, essa é uma alternativa interessantíssima. Afinal, é a chance de expandir a divulgação do seu evento para um público mais selecionado e que tem mais chances de se interessar pela sua festa.

Além disso, como ele permite a venda de ingressos online, você poderá ter mais controle sobre o fluxo de vendas e soltar os ingressos por lotes, ou pensar em acções promocionais caso o número esteja abaixo do esperado.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu dicas de como fazer um flyer de festa. O planeamento é essencial e é importante para que essa arte tenha sintonia com o tipo de evento que está a organizar e com o público que deseja atrair.

Divulgar o flyer de festa nos aplicativos de eventos é uma óptima ideia para atrair um público mais selecionado. O aplicativo Zukese é uma solução desenvolvida por angolanos e voltado exclusivamente para os eventos no país. Achou interessante essa dica? Baixe agora o app e comece a divulgar seus eventos na plataforma!

Tags

eventos festa organização de eventos

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!