Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

10 Inspirações em decoração de palcos para eventos

A decoração de palcos para eventos deve ser uma preocupação contínua para os promotores que buscam surpreender os convidados. Afinal, a cenografia é a principal responsável pelos destaques focais dos ambientes, que influenciam pessoas a conhecerem sua marca e participarem mais assiduamente das suas produções

Quando bem planeada e pensada, a decoração de palcos consegue trazer ainda mais destaque às suas atracções e imprimir um clima diferenciado ao seu evento. Isso faz com que os convidados sintam-se mais motivados, animados ou até inspirados pelo que será apresentado no palco.

Não sabe como fazer a decoração de palcos para eventos? Continue a leitura e entenda melhor sobre o tema!

O que é a cenografia e como ela funciona?

Antes de falarmos sobre as dicas de decoração de palcos para eventos, é importante conceituarmos melhor o que é a cenografia. Ela é a responsável por criar sensações e facilitar a comunicação do seu evento com o público-alvo.

A cenografia é uma arte que mistura elementos da arquitectura, decoração de interiores e o teatro. Ela objectiva integrar iluminação, sonorização, decoração e até vestuário, de modo a criar ambientes que consigam provocar sensações.

Por isso, essa é uma prática que preza pelo planeamento e pela criação de uma experiência única e diferenciada em eventos de naturezas variadas. Para funcionar correctamente, o cenógrafo deve levar em consideração inúmeros aspectos, como a disposição de lugares, a iluminação e as ideias que se deseja transmitir com o evento.

Benefícios

Quando ela é estrategicamente elaborada, consegue promover uma série de estímulos nos participantes, com sensações como: aconchego, confiança, romance e outras.

Se você está a planear um evento corporativo, por exemplo, a cenografia ajudará a transmitir sensações e sentimentos referentes à imagem corporativa da empresa organizadora, além de favorecer o aprendizado, a troca de experiências e até a sensação de relaxamento dos participantes.

Em eventos festivos, a cenografia pode ser mais lúdica, criando um ambiente que favoreça a diversão e imersão dos convidados. Mas, de qualquer forma, é essencial garantir que a decoração de palco e de toda a festa esteja em sintonia com o que o seu evento quer transmitir às pessoas.

Decoração de palcos para eventos: quais as dicas mais importantes?

Agora já ficou mais claro saber o quanto a cenografia é importante para os eventos? Separamos algumas dicas essenciais para você começar a planear a decoração de palcos para eventos. Confira.

Analise o espaço do evento

Antes de começar a planear a decoração, agende uma visita técnica para o local onde o evento ocorrerá. Se possível, faça essa visita com uma equipa de profissionais, como cenógrafos, iluminação e outros. 

Avalie o tamanho do espaço, o melhor posicionamento para o palco, as entradas e saídas, as saídas de emergência, a localização das mesas e dos bares e assim por diante.

Não se esqueça de conferir a existência de tomadas, sistema de combate a incêndio, ventilação e iluminação e outras questões fundamentais para a segurança, principalmente caso você vá trabalhar com alegorias na sua decoração de palco.

Lembre-se do seu público e do objectivo do evento

Ao organizar um evento, você deve tê-lo planeado antecipadamente. Para decorar o palco, é preciso retomar esse planeamento. Analise as características do público que você deseja atrair e também o objectivo do seu evento.

Um evento corporativo, por exemplo, pode ser elaborado para firmar e destacar a marca da empresa entre um determinado grupo de profissionais – e por isso precisará de uma cenografia relacionada às características da marca, como vanguardismo, inovação tecnológica etc.

Já um evento de música eletrónica para jovens tem a intenção de criar um ambiente excepcional e divertido, com destaque para as atracções que estão a se apresentar. Por isso, poderá ter mais jogo de luzes, efeitos especiais, telões e outros itens.

Ou seja, o essencial nesse ponto é imprimir a sua marca para o público através da decoração. O que diferencia o seu evento dos demais? A resposta deve ser transmitida em toda a sua cenografia, especialmente na decoração do palco.

Faça uma pesquisa cenográfica

Buscar por inspirações é sempre uma óptima ideia antes de planear a decoração do seu palco. Avalie eventos semelhantes ao seu e descubra como realizaram a cenografia de palco, analisando o público que eles receberam, o jogo de luzes, o destaque das atracções, o tamanho do palco e outras questões.

Quanto mais profunda for a sua pesquisa, melhores resultados ela trará. Por isso, além das fotos do palco, busque saber mais sobre o evento, como a cultura da região, os aspectos sociais e comportamentais e outros.

Busque o equilíbrio orçamentário

Não adianta ter ideias extraordinárias que não condizem com o orçamento do seu evento. O ideal é sempre tentar fazer o máximo com o mínimo de recursos, mas sem, é claro, comprometer a segurança de todos os envolvidos.

Lembre-se que, além da produção gráfica, você terá de lidar com outros custos adicionais como logística, montagem, alimentação dos profissionais etc.

Analise a estrutura do palco

A locação do palco é uma questão técnica que precisa ser considerada. Afinal, ela está directamente relacionada à segurança das suas atracções e dos participantes do evento.

Então, antes de fechar com qualquer empresa, sempre pesquise muito bem o histórico dela para garantir que é de confiança e que segue todos os padrões de segurança.

Além disso, entenda qual opção de palco é melhor para o seu evento. Caso o espaço seja pequeno e o público menor, você poderá optar por tablados mais simples. Mas para eventos maiores, é recomendável buscar por uma estrutura de aço e alumínio, que tem uma resistência maior e consegue suportar grandes pesos.

Avalie ainda quanto tempo a empresa precisará para montar o palco, como será feito o transporte das peças até o local do evento (e quanto isso irá lhe custar) e outras questões essenciais.

Pense nas estruturas adicionais

Além do palco, o que mais será preciso para deixar seu evento único? A iluminação é essencial, e você poderá planear quais pontos deseja destacar, com luzes de LED e outras opções.

Os telões melhoram a percepção do público e ajudam a criar sensações diferenciadas. Para eventos de médio e grande porte, uma opção é usar o telão de box truss – uma tela composta de uma base de alumínio (box truss) com uma tela em lona fosca ou tecido não refletivo preso à estrutura.

Se você deseja algo com ainda mais impacto, outra possibilidade é o painel de LED, com mais qualidade de imagem e luminosidade, oferecendo maior fidelidade de cor e de brilho, sendo, inclusive, indicado para eventos ao ar livre e com grande incidência de luz.

Inspirações: 10 ideias de decoração de palcos para eventos

Depois dessas dicas, está mais fácil pensar na decoração de palcos para eventos? Para lhe ajudar ainda mais, separamos algumas inspirações bem bacanas.

Dentes de tubarão

Fonte: Pinterest

Está a organizar um evento de música e deseja impactar as pessoas? Essa é uma ideia simples, mas muito bonita. Basta usar um quadro fixo e pedaços de papel em formato de dentes de tubarão ou de triângulos, como se fossem bandeirinhas penduradas. Com o jogo de luzes, elas ganham sombras e formatos inusitados.

Caixas brancas

Fonte: Pinterest

Vários elementos simples podem ser combinados para criar um palco interessante e diferenciado. Nessa ideia, as caixas brancas sobrepostas ajudaram a dar identidade e profundidade ao palco, principalmente com o jogo de luzes.

Inspiração anos 80

Fonte: Pinterest

A sua festa pode ter várias inspirações e a decoração de palco consegue refletir isso de uma maneira única. Nessa ideia, a década de 80 foi a base para a criação da decoração e da cenografia, sendo muito bem representada na área destinada ao DJ e nas cores usadas na decoração de palco.

Evento pequeno

Fonte: Pinterest

Os eventos corporativos pedem por palcos mais confortáveis, em que os convidados possam se sentar ou andar pelo espaço quando sentirem necessidade. Essa é uma inspiração bacana de um palco pequeno mas funcional e que ajuda a destacar a marca do evento.

Telões

Fonte: Pinterest

O jogo de telões é uma inspiração interessante, principalmente em eventos grandes e com bastante público. Além da cenografia, ele melhora a experiência dos participantes, ao permitir que todos consigam enxergar melhor o que ocorre no palco.

Alegorias

Fonte: Pinterest

Vai organizar um evento de grande porte, como um festival de música? Invista na decoração de palco com alegorias, inspirada nos grandes festivais e crie uma mistura de sensações totalmente única aos participantes.

Shows de fogos

Para impressionar ainda mais os participantes, você poderá usar outros detalhes, como shows pirotécnicos, que ajudam a explodir a emoção de quem está a participar do evento. Mas é claro que esses itens exigem cuidado maior com a segurança.

Projeção de cidades

Fonte: Pinterest

Que tal usar a decoração de palcos para eventos a fim de criar uma íntima relação com a cidade onde a celebração está ocorrendo? Você pode pensar em projeção de locais clássicos, como no caso desse evento celebrando o Rio de Janeiro, no Brasil.

Abajures

Fonte: Pinterest

Com criatividade, é possível usar elementos bem diferentes na composição do seu palco. Nessa ideia, o destaque ficou por conta dos vários abajures, criando uma sensação diferenciada e ajudando na iluminação.

Telão e luzes de LED

Mesmo os palcos pequenos podem ficar diferenciados com a decoração certa. E nem sempre isso significa comprometer o orçamento do seu evento. Essa é uma ideia simples, com um telão central e uma cortina de luzes de LED. Apesar disso, é bonita e funcional.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a cenografia é indispensável para qualquer evento. Afinal, a decoração de palcos para eventos ajuda a criar e transmitir sensações aos participantes, modificando a forma como eles se relacionam com as atrações e também as experiências que formam durante a sua produção.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Tags

cenografia decoração de palcos organização de eventos tendências

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!