Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

Festas em Luanda: conheça as mais famosas

As festas em Luanda são conhecidas por todo o país. A capital angolana dispõe de opções para todos os públicos, gostos e faixas etárias. 

Algumas são conhecidas até mesmo internacionalmente, como as típicas festas populares de Cacuaco, o carnaval e a Festa da Nossa Senhora da Muxima.

Quer saber quais são as principais festas da capital angolana e entender mais sobre a cultura do país? Continua a leitura!

Festas em Luanda: quais são as mais tradicionais?

As festas fazem parte da cultura angolana, principalmente devido à presença da dança, um traço forte e típico dos angolanos. 

Em Luanda, existem algumas celebrações que são tradicionais e bem conhecidas. Listamos a seguir algumas informações sobre as principais delas:

Festa da Nossa Senhora da Muxima

Nos dias 31 de agosto a 1º de setembro, o Santuário da Muxima recebe milhares de fiéis angolanos e turistas para celebração da Mamã Muxima. Fonte da imagem: ANGOP

O Santuário da Muxima localiza-se no Município da Kissama, província de Luanda, e recebe milhares de fiéis angolanos e de toda a África. Essa é uma festa bastante popular que acontece anualmente e atrai inúmeros turistas.

A celebração remonta ao ano de 1883. Ela ocorre geralmente entre os dias 31 de agosto a 1 de setembro e reúne milhares de peregrinos católicos de vários locais de Angola,  países da África e de outros países.

Mamã Muxima, como também é conhecida pelos devotos, começou a arrebatar fiéis no final do século XIX, quando as regiões africanas passaram a ser gravemente afectadas pela doença do sono (causado pela mosca de tsé-tsé) que dizimou populações inteiras.

Actualmente, o Santuário se situa a 130 km de Luanda e a 90 km de Calumbo, na margem esquerda do rio Kwanza.

Carnaval

Após a independência, o Carnaval transformou-se em um meio de militância e afirmação da cultura. Ele corre na Marginal e promete uma recompensa monetária para os grupos mais bem classificados no desfile. Fonte da imagem: RFI.

O carnaval em Luanda é festejado ao ritmo de danças típicas, como Semba, Cabetula e Cazutu. Os primeiros registros da celebração datam de 1857, porém a festa foi reprimida durante o colonialismo e só voltou a ocorrer após a independência, isso em 1978, quando passou a se tornar um evento anual.

Após a independência, o carnaval se transformou em uma arma de luta pela afirmação da cultura, caracterizando a sociedade com sátiras e apontamento das situações de exploração.

Embora o carnaval seja celebrado por  toda Angola, é em Luanda que ele ganha mais força, sobretudo na faixa litoral, ou seja, entre os ilhéus. Esse facto se deve, principalmente, aos grupos Nzau e Nzeteu (Cabinda e Selongos) que ensinaram aos axiluandas a dança muala e a acção rítmica do semba.

Actualmente, o desfile ocorre na Marginal e conta com dois grupos: A e B, além da classe infantil. Em 2019, desfilaram na classe A 18 grupos, 10 na classe B e 15 na classe infantil. Os grupos mais bem classificados levam para casa valores em dinheiro, sendo que o prêmio máximo, em 2019, foi de 15 milhões de Kwanzas.

Festa da cidade de Luanda

Luanda faz aniversário a 26 de Janeiro – e é costume a celebração de festas comemorativas nesta data. Em 2019, Luanda comemorou os seus 443 anos com muito estilo e com um cartaz de luxo que contou com Preto Show & Biura, Mobbers, Filho do Zua, Halison Paixão, Edmázia Mayembe, Duc & Niiko, Godzilla do Game, Nerú Americano, Neide Sofia e muitos outros.

Outro destaque da festa de 2019 foi a campanha “Blue”, que buscou inspirar os angolanos a viverem com mais alegria, a serem positivos e a fazerem da vida uma festa.

Festas Populares de Cacuaco

As Festas Populares de Cacuaco apresentam duas semelhanças: além de ocorrerem na mesma cidade, apresentam uma feira gastronômica muito rica e cheia de destaques angolanos. Fonte: ANGOP

Cacuaco está situada a cerca de 18 quilômetros ao norte de Luanda e todos os anos recebe uma grande quantidade de turistas nas festas populares de Cacuaco, celebradas no dia 24 de Junho e instituídas desde 1943, tendo como padroeiro São João Baptista.

Um dos destaques da festa é a feira gastronómica, onde são expostas diversas iguarias angolanas, como o mutombo, kibeba, kixiluanda, kipico e cacusso. Além das atracções musicais e das celebrações religiosas.

Festas da Ilha de Luanda

A Ilha do Cabo, conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral, em Angola, composto por uma estreita língua de terra com sete quilômetros de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

Todos os anos, os moradores da Ilha celebram a Festa da Ilha com a realização de várias actividades recreativas, desportivas, culturais e religiosas que se estendem por 3 dias.

Há mais ou menos 10 anos, contudo, os moradores não realizam mais o Caculo, um ritual tradicional das mamãs da Ilha que se vestem de panos e, consequentemente, fazem o xinguilamento e o lançamento de comidas e bebidas ao mar como uma forma de alimentar os antepassados.

A festa também conta com o desfile com a imagem da Nossa Senhora do Cabo, sendo que é na Ilha que se encontra o santuário mais antigo de Angola dedicado à santa, fundado em 1575 pelos portugueses que viviam na ilha, antes da mudança da cidade de Luanda para o continente.

Também é tradição a celebração à deusa Kianda, um orixá das águas do mar, que segundo sua lenda, guarda os pescadores e evita os desastres naturais.

Festas nocturnas em Luanda

Além das celebrações tradicionais, as festas em Luanda também movimentam a vida nocturna dos moradores e atrai uma variedade de jovens e turistas.

As noites são movimentadas por diversas festas em Luanda

Algumas tradicionais são:

Ritmos musicais angolanos

Ritmo musical é o que não falta em Angola. Desde o House Music e suas variações até ao Kuduro e Semba são considerados patrimónios imateriais, os quais invadem diversas partes do país.

Os ritmos musicais de Angola são considerados patrimónios imateriais do país e são eles que embalam a maioria das festas em Luanda e em diversas partes.

Uma das vertentes que mais tem se destacado é o Afro House ou Soulful House, originária da House Music que mistura a linha base do house, mas com pegadas tribais e misturas de sonoridades que remetem à cultura africana, tornando-o único.

Outro ritmo típico do país é o Kuduro, que surgiu em Luanda a partir da mistura dos ritmos tradicionais angolanos com a música eletrônica – e hoje toma conta das pistas de dança do mundo afora.

Os ritmos mais tradicionais como o Semba e a Kizomba também fazem sucesso, com diversas festas onde esses ritmos são a principal atração.

Onde encontrar as melhores festas em Luanda?

Como você pode notar, as festas em Luanda são muito variadas, com opções tradicionais, que marcam a cultura angolana, até outras mais voltadas aos jovens, especialmente os que preferem as batidas da música eletrónica, como o kuduro e o afro house.

A cada ano, novas celebrações surgem, atraindo seguidores por toda Luanda e também de outras regiões do país. Para quem gosta dessas comemorações, é importante saber das festas de forma antecipada.

Está em Angola e ainda não sabe o que fazer? O aplicativo Zukese mostra todos os eventos do país e aqueles que estão mais próximos à sua localização. 

Uma boa maneira de conseguir isso é usando o aplicativo Zukese. Criado por angolanos, ele é voltado, especialmente, para o sector de eventos no país. Com ele, você poderá filtrar os eventos do seu interesse, como festas, festivais, espetáculos, peças teatrais, cinema entre outros.

O aplicativo também consegue fazer uma leitura da sua localização e lhe indicar os melhores eventos que vão ocorrer perto de onde você está. Se quiser convidar os amigos, é só compartilhar a festa que mais lhe agradar.

E caso deseja participar, basta comprar o ingresso pelo aplicativo mesmo, sem a necessidade de se dirigir a nenhum ponto de venda. Tudo muito prático, rápido e simples.

Neste conteúdo, você viu que as festas em Luanda fazem parte da tradição do povo, com opções variadas, como celebrações tradicionais e religiosas e festas nocturnas com muita música eletrónica e com duração de um ou mais dias.

Para encontrar as melhores festas em Luanda, é essencial ficar por dentro do circuito de eventos e o aplicativo Zukese pode lhe ajudar nesse sentido. Gostou da ideia? Baixe agora mesmo o app e comece a procurar pela festa que mais lhe agrada pertinho de onde está.

E, claro, não deixe de chamar os amigos: compartilhe esta novidade nas suas redes sociais!

Tags

cultura eventos festa Luanda

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!