Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

O que significa chatbot? Entenda essa tecnologia!

Mesmo sem saber o que significa chatbot, é provável que você já tenha se relacionado com algum enquanto entrava em contato com determinadas empresas, especialmente pelos chats em sites e redes sociais.

Chatbot é um robô de conversação movido à inteligência artificial, capaz de resolver várias dúvidas dos clientes e até actuar na captação activa. Ele é uma tecnologia muito importante em diversas estratégias de marketing.

Quer entender melhor o que significa chatbot e como funciona essa tecnologia? Continue a leitura!

O que significa chatbot?

Um chatbot é um robô desenvolvido a partir de um software de comunicação automatizada. Os mais avançados possuem inteligência artificial e são capazes de aprenderem com cada conversa e, assim, interagir cada vez melhor com as pessoas em conversas futuras.

Basicamente, podemos entender chatbots como programas de computador que respondem mensagens de usuários, sem a necessidade de contacto humano. Mas eles são mais do que isso.

Hoje, os chatbots são equipados com machine learning, ou seja, eles conseguem aprender com o usuário e assim se tornarem muito mais “utilizáveis” dentro das estratégias. E, como dissemos na introdução, é possível que você já até tenha conversado com um sem saber.

Os chatbots são usados nos serviços de atendimento ao consumidor, tira-dúvidas nas empresas e até como assistentes virtuais. Eles ajudam a agendar horários, consultar procedimentos e realizar uma série de funções.

Como funciona o chatbot?

Entender o que significa o chatbot e como ele funciona pode contribuir para melhorar seus negócios.

Os chatbots funcionam como uma simulação de uma conversa entre uma pessoa e um computador. Os mais simples contam com pequenas possibilidades de automação, com apenas uma mensagem de resposta ou algumas opções de serviços básicos.

Porém, alguns chatbots mais avançados usam inteligência artificial e conseguem aprender com a interação do usuário e com as informações compartilhadas.

Tipos de chatbots

Você já sabe o que significa chatbot e como essa tecnologia funciona. Agora, é importante conhecer os diferentes tipos de chatbots, que variam de acordo com a forma que o bot foi programado.

Os mais usados são os listados abaixo.

Chatbots baseados em regras

A lógica de funcionamento desse bot é muito simples e por isso ele também pode ser chamado de “chatbot simples”.

Basicamente, conforme o usuário escreve a mensagem, o robô identifica e entende o que o usuário quer dizer com base em palavras-chaves pré-escritas no software.

É como se o robô tivesse um FAQ programado (uma secção de perguntas e respostas) que pudesse ser acessado de acordo com o termo que o usuário digitar.

Assim, se o usuário digitar uma mensagem que não tenha nenhuma das palavras-chaves estipuladas, o chatbot não conseguirá entendê-la e, como regra geral, trará uma resposta padrão, como “desculpe, não consegui entender”.

Chatbots baseados em inteligência artificial

Esse é um robô mais avançado, pois utiliza inteligência artificial e machine learning na interacção com os usuários.

Basicamente, o software registra todas as palavras escritas pelo usuário para processamento posterior. Assim, ao invés de repassar respostas pré-programadas, o bot responde com sugestões adequadas ao assunto, mesmo que o usuário faça uma pergunta não programada.

Para que serve um chatbot?

Entender como funciona o chatbot te ajuda a criar novas estratégias de relacionamento com seus clientes.

Você já entendeu o que significa chatbot. Mas como essa tecnologia pode ser utilizada dentro da sua empresa? Abaixo separamos alguns dos usos mais comuns:

Novas formas de relacionamento

Os chatbots melhoram a comunicação com os públicos de interesse da sua empresa. Em alguns casos, esses robôs podem ser usados nas estratégias de marketing.

Eles podem enviar aos usuários dicas de conteúdos, vídeos e novas postagens, com base nas interações do usuário, por exemplo, o que contribui para a construção de um relacionamento mais confiável.

Optimizar o atendimento ao cliente

O serviço de atendimento ao cliente é a área que mais ganha com o uso de um chatbot. É possível instalar essa solução no site da sua empresa, e-commerce ou nas redes sociais.

Ele ajuda a responder aquelas questões mais comuns que os usuários costumam fazer (formas de pagamento, tempo de entrega, processo para troca de produtos, garantia etc.) e também na resolução de problemas.

Caso o chatbot não seja capaz de resolver a demanda, é possível transferir o atendimento para um humano, tanto pela plataforma de chat como por outras formas de comunicação.

Assistente virtual

Clínicas e consultórios têm muito a ganhar com o uso do chatbot, assim como diversos outros estabelecimentos em que há a necessidade de agendamento de horário.

O chatbot pode funcionar como uma verdadeira assistente virtual, já que, pelo robô, o usuário consegue agendar a sua consulta, por exemplo, e escolher entre as datas e horários disponibilizados pelo profissional de saúde.

Nesses casos, ainda é possível programar o robô para disparar lembretes das consultas agendadas.

Lojas virtuais

Nas lojas virtuais, os chatbots são muito interessantes, pois eles ficam disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, prontos para tirarem as dúvidas dos consumidores.

É como ter um FAQ movido a inteligência artificial, que, além de tirar dúvidas, ainda pode indicar produtos e promoções de acordo com o perfil do visitante.

Como um chatbot consegue ajudar a sua empresa?

Os chatbots possuem inúmeras aplicações dentro da sua empresa.

Você aprendeu como funciona o chatbot. E como você viu, são muitas as aplicações dos chatbots e isso não é por acaso. Afinal, esses robôs trazem inúmeras vantagens. Veja as principais:

Redução de custos

Os chatbots ajudam a melhorar os custos da sua empresa, principalmente com o sector de atendimento.

Você precisará contratar menos atendentes humanos, pois o robô poderá ajudar nas demandas mais simples e até fazer uma triagem para os casos mais complexos e passar informações importantes para os atendentes humanos. Isso vai reduzir o tempo de atendimento e melhorar a satisfação do consumidor.

Engajamento dos usuários

Os chatbots também podem ser utilizados em plataformas que os usuários já estão acostumados a usarem, como o Facebook Messenger e o próprio site do seu negócio. Isso aumenta a chance de uso da ferramenta e melhora o aproveitamento e o engajamento dos usuários com o robô.

Além disso, como os usuários já estão acostumados a usarem os chats, não há tempo de adaptação, o que torna a ferramenta simples e prática no dia a dia dos consumidores.

Aumenta a capacidade de suporte

Os robôs funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que a sua empresa poderá oferecer atendimento ou disparar promoções a qualquer hora do dia e até nos finais de semana e feriados. Isso ajudará a atingir o usuário no horário em que ele mais usa a rede.

Melhora a qualidade do atendimento e a satisfação dos usuários

Um dos benefícios dos chatbots é a melhora na qualidade de atendimento e satisfação dos clientes.

Os chatbots melhoram a experiência dos usuários com a sua empresa, o que significa, é claro, um nível maior de satisfação.

Isso porque eles conseguem ser atendidos sempre que precisarem, além de tirarem dúvidas e realizarem outras funções de forma simples, rápida e sem burocracia.

Capacidade de processar grande volume de solicitações

As centrais de atendimento que têm um grande volume de solicitações, geralmente sofrem para dar agilidade aos processos, o que gera uma experiência ruim para os consumidores.

Os chatbots podem filtrar as solicitações, resolver as demandas mais simples e coletar dados para dar flexibilidade aos atendentes humanos. Como os chatbots são robôs, eles têm capacidade de atendimento simultâneo infinita, o que torna seu sector de atendimento muito mais eficaz.

Auxilia a compreensão sobre seu público

Além de conversar com seu público e automatizar tarefas, os chatbots conseguem coletar e armazenar uma série de informações sobre o seu público.

Você poderá extrair esses dados para compreender melhor quem forma a sua clientela, as dúvidas mais comuns dessas pessoas, suas preferências e outras questões.

Esses dados são cruciais na tomada de decisão e podem ser usados para embasar diversas estratégias de marketing, lançamento de produtos, entre outros.

Aumenta as vendas

Os robôs conseguem criar um atendimento diferenciado e um relacionamento mais próximo com os clientes, o que impacta na forma como essas pessoas veêm a sua empresa.

Além disso, muitos bots são programados para indicarem produtos e serviços relacionados às preferências dos usuários. Isso aumenta as chances de vendas de itens com maior margem de lucro e que estejam mais de acordo com o perfil do usuário e melhora a experiência de consumidor.

Onde os chatbots podem ser instalados?

O Facebook Messenger e os sites das empresas são os locais mais comuns de uso desses robôs. Mas também existem versões específicas para o Skype e o Slack.

Além disso, várias lojas virtuais, blogs e até aplicativos contam com chatbots para melhorar o atendimento e a experiência dos clientes.

Na hora de pensar onde usar o seu chatbot, avalie o que se espera da ferramenta e quais as características do público com o qual ele irá interagir.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que significa chatbot e como funcionam esses robôs de atendimento virtual. Eles podem ser usados para inúmeras actividades no seu negócio, como na melhora do atendimento ao cliente ou na contribuição para aumentar as vendas.

Gostou de saber o que significa chatbot? Ajude seus amigos: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Tags

chatbot como funciona o chatbot o que significa chatbot

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!