Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

Entenda como funciona QR code e fuja das filas!

O QR Code, apesar de estar em alta ultimamente, não é uma tecnologia assim tão nova. Seu primeiro uso aconteceu em 1994, sendo inicialmente desenvolvido pela empresa japonesa Denso-Wave para ajudar a catalogar as peças dos carros nas linhas de produção.

Desde então, essa tecnologia evoluiu bastante e com o surgimento do smartphone, se tornou muito mais popular. Afinal, basta escanear o código pela câmera do aparelho e realizar a leitura por meio de um aplicativo. Simples, não é?

Dessa forma, as aplicações do QR Code se tornarão inúmeras, oferecendo desde  as informações sobre um produto ou empresa, até a permissão do pagamento de itens, controle de entrada em eventos e muito mais.

Quer entender melhor como funciona essa tecnologia e de que modo ela está ajudando a revolucionar o sector de eventos? Continue a leitura!

O que é e como funciona o QR Code?

A sigla QR Code vem da expressão em inglês “Quick Response” significando “resposta rápida”. Também se define como um código de barras bidimensional que, actualmente, pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares.

Esse código possui a funcionalidade de conversão em diferentes tipos de informações, como textos, endereço de um site, número de telefone, e-mail, contacto ou SMS.

O QR Code é um novo código de barras?

O Qr Code permite acesso a diversos tipos de informações, como textos e endereços de site.

Apesar de semelhantes, o QR Code e o código de barras possuem muitas diferenças. A primeira delas está na representação gráfica. 

Isso porque, o código de barras é uma série de faixas escuras e claras acompanhadas de números, enquanto o QR Code é constituído por uma série de códigos e caracteres que são decodificados em uma imagem quadrada – e essa imagem possui uma capacidade altíssima de armazenamento. 

Além disso, a combinação do código de barras apenas pode ser lida por um scanner próprio, que emite um raio vermelho. Dessa forma, o aparelho fará a leitura da informação e irá transferi-la para um computador, que converterá esses dados em números e posteriormente apresentará as informações de maneira compreensível para nós.

Já para a leitura do QR Code, não é necessário nenhum aparelho específico e é possível utilizar somente a câmera do celular e um aplicativo para leitura. Assim, basta tirar uma foto da imagem e o aplicativo fará, instantemente, a conversão do código em informação.

Outra diferença  é que o uso da tecnologia do QR Code,  é livre. Portanto, são disponibilizados diversos sites na internet oferecendo ferramentas que permitem a qualquer pessoa a possibilidade de gerar esse tipo de código.

Como fazer a leitura de um QR Code?

Fazer a leitura do QR Code é muito simples. O primeiro passo é baixar um aplicativo compatível com seu sistema operacional para fazer essa função.

Na sequência, aponte a câmera do celular para o código, e pronto – automaticamente você será redirecionado para um conteúdo, como site, número de telefone, geolocalização, imagem, vídeo, e-mail ou qualquer outro tipo de informação que esteja armazenada no código.

Como o QR Code é usado em outros países?

Em diversos países o Qr Code já é utilizado para facilidades no dia a dia da população.

Se olharmos os exemplos de outros países, podemos notar o quanto esse código é versátil e prático. Na Coreia do Sul, por exemplo, existem redes de supermercado que usam o QR Code nos mostruários dos seus produtos, localizados nas estações do metro.

Assim, basta o usuário escanear o QR dos produtos exibidos para realizar as suas compras de dentro do metro e receber esses itens directamente em casa, com toda a comodidade – evitando perder horas se deslocando até o supermercado.

Algumas cidades turísticas também estão investindo nessa tecnologia, como é o caso do Rio de Janeiro. Por lá, diversos pontos receberam QR Codes. Dessa forma, é só o turista apontar a câmera do celular para esses códigos e receber informações sobre os locais que está visitando, tornando a experiência mais agradável e diferenciada.

Várias empresas também têm investido nessa tecnologia como forma de pagamento, por exemplo, a Starbucks e o sistema ferroviário da Alemanha, além dos bilhetes de trem de algumas cidades da China.

Nesse caso, o usuário faz a leitura do QR Code e tem acesso ao valor do item ou serviço. Depois, é só transferir essa quantia da sua carteira virtual para a do vendedor, sem intermediação bancária, taxas ou complicações.

Até mesmo o controle de produtos pode ser feito por esses códigos. Recentemente a Brastemp lançou um refrigerador que permite controlar o estoque de produtos, datas de validade, além de fazer a leitura da lista de compras via QR Code, permitindo o compartilhamento dessas informações através do celular.

Na publicidade, o uso desse código já é bem comum, já que ele pode ser encontrado em panfletos, outdoors e até em alguns comerciais de TV. 

Dessa maneira, quando o usuário escaneia o código, ele pode ter acesso a sites promocionais, listas de cadastros, vídeos extras e outras informações a mais sobre os produtos ou serviços que estão sendo anunciados.

QR Code e eventos: como essa tecnologia tem sido usada?

Além de todos esses sectores, o QR Code também tem sido muito empregado na área de eventos. Afinal, ele oferece uma grande versatilidade de aplicações

Veremos algumas em detalhes:

Check-in

Não tem nada pior do que chegar em um evento e ter que enfrentar horas de espera nas filas apenas para conseguir entrar, não é mesmo? O check-in com QR Code resolve esse problema de maneira bem simples.

Esse sistema, geralmente, funciona junto de um aplicativo de credenciamento e evita a realização do trabalho manual no controle da entrada de cada participante, por parte  dos organizadores. Dessa forma, com mais agilidade no processo de entrada, o tempo de esperas e as filas são muito menores, evitando possíveis estresses logo no início do evento.

Isso é possível porque próprio aplicativo gera automaticamente um QR Code para cada participante. No dia do espetáculo, show ou festa , o participante terá seu QR Code em mãos e o funcionário responsável pelo check-in fará a leitura do código de maneira rápida apenas com o celular.

Além disso, muitos organizadores podem imprimir a lista inteira dos credenciados, com as etiquetas e QR-Codes, e assim, colam esse código em cada crachá de identificação.

Essas opções podem ser usada em diversos tipos de eventos como shows, festivais, eventos corporativos e educacionais, feiras de negócios, workshops, palestras etc. 

Experiência do participante

Criar eventos que transformam a experiência do participante é uma meta de quem trabalha no sector. E o QR Code também pode ajudar bastante nesse sentido.

Para isso, é comum que, em alguns eventos, você encontre alguns códigos espalhados pelas instalações. 

Através deles, o participante poderá escanear e receber informações exclusivas sobre o que está acontecendo, como line-up dos shows, atracções especiais, vídeos complementares, informações adicionais das palestras apresentadas, etc.

Outra possibilidade é usar o QR Code para fazer sorteios durante o evento, de brindes de patrocinadores ou parceiros, melhorando ainda mais o envolvimento com os participantes.

Networking

O QR Code permite que as trocas de contatos sejam mais simples.

Nas feiras de negócio, ampliar o networking é uma preocupação da maioria dos participantes. E, novamente, o QR Code pode ajudar nessa missão.

Durante o credenciamento, os participantes podem receber um crachá com o código e dentro dele poderá adicionar as informações de contacto como nome, e-mail corporativo, telefone, site para portfólio etc.

Assim, não será mais necessário espalhar os famosos cartões de visita. Basta  o interessado em ter seu o contato, escaneie o código e guarde  essas informações directamente no seu celular.

Publicidade e materiais de divulgação

Uma maneira de tornar a divulgação offline mais interessante é incluir o QR Code. Esse código pode aparecer nos panfletos, materiais promocionais, anúncios em locais públicos, etc.

Basta o interessado escanear o código, aproximando o seu celular da propaganda, para ter acesso ao site exclusivo do evento, as principais informações, formas para comprar online seu bilhete, vídeos, programação e outros detalhes importantes.

Controle e relatórios

Para os organizadores, o QR Code no check-in ajuda a centralizar informações do evento.Já que, através das plataformas de controle as informações valiosas são captadas de uma melhor forma, como o número exacto de participantes, horário de entrada e de saída, fluxo médio de pessoas de acordo com o horário, entre outros dados.

Isso é fundamental na hora de avaliar quais atrações foram mais atractivas para seu público, e assim, se preparar para as próximas edições, fazendo mudanças que tornem o evento ainda melhor.

Quais os benefícios do QR Code em eventos?

Já deu para notar que usar esses códigos traz inúmeros benefícios tanto para os participantes como para os organizadores dos eventos, não é mesmo? Sendo assim, pontuamos os benefícios abaixo:

Benefícios do QR Code para os participantes

Ao usar o QR Code, os participantes:

Benefícios do QR Code para os organizadores

Os organizadores de eventos também ganham muito ao usar o QR Code, já que:

Neste conteúdo, você viu que o QR Code está revolucionando vários sectores, trazendo mais agilidade  e optimizando o tempo, já que está sendo muito utilizado na área de eventos, oferecendo muitas vantagens tanto para os participantes como para os organizadores.

E então, gostou de saber mais sobre o QR Code? Quer começar a usar essa tecnologia? Baixe o aplicativo Zukese e descubra um mundo de possibilidades, com vários eventos pertinho de você e muitas opções exclusivas para os organizadores!

Tags

Tecnologia

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!