Baixe grátis

Ir para o site

Baixe grátis

Menu

Veja os benefícios da tecnologia na gestão de pessoas

Os avanços tecnológicos estão por toda parte. Eles auxiliam na comunicação, melhoram a geração e análise de dados e favorecem a tomada de decisão nas empresas. A tecnologia na gestão de pessoas também é capaz de trazer uma série de benefícios.

Qualquer gestor sabe o quanto a área de Recursos Humanos é essencial. E por isso, investir em ferramentas tecnológicas é importante, de modo a tornar essa área ainda mais estratégica, optimizando o trabalho, automatizando tarefas e melhorando o sector em diversos níveis.

Quer entender melhor sobre tecnologia na gestão de pessoas? Continue a leitura!

Benefícios da tecnologia na gestão de pessoas

Conforme a tecnologia avança, os modelos de gestão de pessoas também passam por modernizações, tornando-se mais eficientes e se adaptando à nova realidade, de modo a extrair o melhor de cada colaborador.

Para conseguir os benefícios esperados, é importante que a tecnologia seja alinhada com as metas da organização para conciliar a estratégia traçada. Assim, será possível conectar parceiros e pessoas com a empresa, de modo a gerar melhores resultados.

Veja abaixo alguns dos benefícios que essas inovações conseguem trazer para o sector.

Automação de processos

A automação é uma das principais tecnologias na gestão de pessoas.

A automação é uma tecnologia na gestão de pessoas que permite tornar as rotinas mais estratégicas, eficientes e produtivas. Ela consiste em transferir a execução de determinada tarefa, que antes era feita manualmente, para uma máquina, geralmente um software de gestão.

Ao automatizar as tarefas, você consegue liberar mais tempo dos seus colaboradores, permitindo que eles consigam se dedicar ao que realmente importa para o negócio ou para sua função.

Além disso, quando a máquina se torna responsável por determinados processos, eles ganham em eficiência, produtividade e grau de fiabilidade. Ou seja, os dados gerados pela máquina são muito mais confiáveis do que os gerados pelos humanos, o que aumenta exponencialmente o grau de acerto na tomada de decisão.

Outra vantagem directa trazida pela automação é a optimização do trabalho. Assim, mesmo um sector de recursos humanos com uma equipa reduzida consegue voltar suas atenções para as questões humanas e estratégicas, já que não precisam depreender tempo em funções burocráticas.

Descentralização da informação

Com o uso da tecnologia na gestão de pessoas, a informação fica descentralizada,

Com o uso da tecnologia na gestão de pessoas, a empresa poderá criar um canal corporativo por meio do qual os funcionários conseguem acessar várias informações do negócio.

Eles podem editar seus dados pessoais e actualizá-los, consultar a própria folha de pagamento, imprimir comprovações relevantes para seus arquivos pessoais, entre outras acções.

Ao oferecer essa possibilidade, a empresa reduz a dependência do RH, fazendo com que os colaboradores dessa área tenham mais tempo disponível para tratar das questões estratégicas do sector.

Os líderes e gestores também podem usar essa solução e se beneficiar com a descentralização de informação, principalmente ao compartilharem dados importantes sobre a missão, visão e cultura corporativa da empresa.

Também é possível organizar avaliações de desempenho individuais para cada colaborador, de modo que ele próprio consiga entender o que precisa ser melhorado e acompanhar a evolução do seu plano de carreira, motivando-se para se tornar um profissional ainda melhor.

Aumento da eficiência

Os softwares de gestão de pessoas podem ser usados para diversas tarefas, como: 

Em todos esses processos automatizados e controlados pela tecnologia, nota-se uma redução importante dos erros e do retrabalho. Isso significa economia de horas trabalhadas e melhor qualidade do serviço, contribuindo para um aumento significativo da eficiência do sector de recursos humanos.

Assim, é possível obter resultados melhores, com menos esforços e menos recursos.

Melhora na comunicação

A comunicação institucional é fundamental para o sector de recursos humanos e para toda a empresa. Com o uso correcto da tecnologia na gestão de pessoas, é possível automatizar o disparo de mensagens, oferecendo uma experiência melhor aos colaboradores ou candidatos de processos selectivos.

Um exemplo é a automação dos feedbacks. Baseado nos dados inseridos no programa, os softwares conseguem enviar feedbacks aos candidatos de um processo selectivo ou até aos colaboradores, de acordo com os testes e avaliações de desempenho realizados dentro da empresa.

Como dissemos, a descentralização da informação também é uma vantagem. E ela contribui significativamente para a melhora da comunicação.

Quando os colaboradores têm acesso à informações importantes sobre a empresa, fica mais fácil realizarem suas funções de maneira adequada, além de se sentirem “parte do time”, aumentando a identificação com o negócio.

Promoção do desenvolvimento de pessoas

A tecnologia na gestão de pessoas também pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

Com a ajuda da tecnologia na gestão de pessoas, o RH tem acesso amplo às informações dos colaboradores, o que permite um acompanhamento mais detalhado do funcionário, desde a contratação até as avaliações de desempenho.

Assim, é mais fácil para o sector verificar a necessidade de cursos e treinamentos, identificar as competências que ainda podem ser melhoradas e propor acções que favoreçam o desenvolvimento e o crescimento do colaborador.

Dessa forma, o departamento atinge o seu objectivo maior: tirar o foco das acções burocráticas para desenvolver e direccionar pessoas ao cumprimento dos objectivos estratégicos da companhia.

Ao usar a tecnologia, a empresa consegue voltar seus esforços para a estruturação, gerenciamento e orientação do comportamento humano no ambiente de trabalho, o que promove a maximização de resultados e a optimização do desempenho dos colaboradores.

Redução de custos

A tecnologia ajuda a reduzir os custos ao agilizar os processos de gerenciamento de pessoas, optimizando o trabalho da equipa de RH – que consegue mensurar mais rápido os resultados e fazer esse trabalho com mais precisão.

Além disso, ao aumentar a eficiência e automatizar processos, há uma redução dos erros e retrabalho, o que influencia directamente na redução de custos e economia.

Considerando, ainda, que a tecnologia ajuda a melhorar o desenvolvimento dos colaboradores – e que funcionários bem treinados e orientados produzem melhor – certamente a tecnologia na gestão de pessoas ajuda a reduzir os custos globais da empresa ao mesmo tempo em que contribui para melhorar os resultados gerais do negócio.

Principais tecnologias direcionadas ao sector

Conheça as principais tecnologias que podem ser utilizadas na gestão de pessoas.

São muitas as tecnologias para a área de gestão de pessoas. Abaixo reunimos algumas interessantes. Confira:

Controlo de ponto digital

Controlar a jornada de trabalho dos funcionários é indispensável a qualquer empresa. Afinal, se houver erros no cálculo e contabilização das horas extras ou descontos indevidos, por exemplo, o negócio poderá ter de arcar com processos e outras questões judiciais.

Uma forma de reduzir esses erros (que acabam trazendo prejuízo financeiro às empresas) é por meio do controlo de ponto digital.

O sistema consegue calcular e consolidar todas as informações de forma automática, além de permitir que os gestores consultem os dados e embasem suas decisões nos números gerados em tempo real.

Gamificação

Gamificação é o nome usado para experiências similares aos jogos. Ele consiste em contextualizar uma actividade ou um conjunto de actividades em um ambiente similar a um jogo: com regras, objectivos, fases e premiações.

Embora a gamificação não seja exactamente uma tecnologia, mas sim uma experiência, ela está presente em várias soluções voltadas para o sector de RH.

Essa solução pode ser usada em treinamentos, para obtenção de uma meta pela equipa, para o compartilhamento de conteúdo e para diversas outras funções.

A vantagem é que a gamificação leva a um engajamento maior do colaborador na actividade proposta e, consequentemente, no seu trabalho. Essa é uma prática que tem se consolidado no sector de RH e se tornado cada vez mais comum no ambiente de trabalho.

People Analytics

People Analytics é o processo de coleta, armazenamento e análise de dados relativos aos colaboradores. A partir desse software, o RH terá informações mais precisas sobre os funcionários, entendendo, por exemplo, o que motiva essas pessoas, quais os aspectos do ambiente de trabalho elas mais gostam, o que mudariam dentro da empresa, etc.

A partir dos dados consolidados pelo software, o RH consegue responder essas e várias outras perguntas e se antecipar a determinadas tendências ou identificar problemas de clima organizacional, falta de adesão à cultura da empresa, etc.

Na prática, a tecnologia contribui para reduzir consideravelmente a rotatividade dos funcionários e apontar potenciais melhorias na gestão de pessoas.

Recrutamento e selecção

Algumas tecnologias podem ser utilizadas para processos de recrutamento e selecção de candidatos.

Se, antigamente, os processos de recrutamento e selecção envolviam uma série de currículos, que deveriam ser analisados manualmente até encontrar o candidato ideal, hoje os processos estão muito mais rápidos e automáticos, graças à tecnologia na gestão de pessoas.

Existem softwares capazes de analisarem sozinhos os currículos recebidos e cadastrados no banco da empresa (a partir de orientações dadas pelos gestores) e indicarem os melhores candidatos para o cargo.

Os próprios gestores da área também podem realizar buscas nas redes sociais, como o LinkedIn, encontrando profissionais que estejam dentro do perfil esperado pela empresa.

A análise de dados, além de dar mais eficiência aos processos, ainda melhora o grau de acerto das contratações, economizando tempo e dinheiro, evitando gastos desnecessários com funcionários que não são compatíveis com a empresa ou ideais para o cargo.

EAD e treinamento pessoal

A tecnologia de EAD é uma alternativa interessante para as empresas.

Oferecer um treinamento amplo e completo aos colaboradores era uma missão complicada para muitas empresas. Mas com o uso da tecnologia, essa tarefa passou a ser mais simples.

A Educação à Distância (EAD) é uma alternativa muito interessante, já que, por ser online, cada colaborador poderá assistir ao treinamento no horário que for mais conveniente. Além disso, há a possibilidade de oferecer o treinamento em grupos ou individualmente, dependendo do que for melhor para a rotina da empresa.

Além dos treinamentos técnicos, o EAD permite que os negócios invistam menos para oferecerem palestras motivacionais, avisos internos, treinamentos de segurança, actualizações e outras formas de diálogo directo com os colaboradores.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que a tecnologia na gestão de pessoas é capaz de trazer uma série de benefícios às empresas e também aos colaboradores.

Ela consegue automatizar processos, melhorar a comunicação interna, reduzir custos e liberar tempo do sector de RH para, realmente, desenvolver pessoas, que contribuirão para o sucesso do negócio.

São muitas as tecnologias disponíveis, o mais importante é escolher aquela que ajude em alguma demanda específica do seu negócio e que funcione dentro das rotinas administrativas.

Tags

gestão de pessoas Tecnologia tecnologia na gestão de pessoas

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Baixe agora!

iOS ou Android? Baixe gratuitamente nosso App e aproveite diversa experiências, todos os dias!